Mais de 1,5 milhão de estudantes de 125 países protestam contra as mudanças climáticas

18/03/2019

Estudantes protestam na Alemanha

Mais de um milhão e meio de estudantes, de 125 países, de todos os continentes, foram às ruas, na última sexta-feira (dia 15) protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. Os dados são da organização 350.org.

O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com a ativista sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos. Greta, uma vez por semana, falta às aulas em sua escola, em Estocolmo, na Suécia, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento daquele país e pedir medidas concretas contra o aquecimento global.

O movimento iniciado por Greta a fez alcançar fama mundial e, desde o ano passado, a adolescente sueca já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro.

Nos eventos, a adolescente faz discursos duros contra o que ela considera uma inação por parte dos adultos, que pode ser devastadora para as próximas gerações.

“Os adultos ficam dizendo: ‘devemos dar esperança aos jovens’. Mas eu não quero a sua esperança. Eu não quero que vocês estejam esperançosos. Eu quero que vocês estejam em pânico. Quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. E eu quero que vocês ajam. Quero que ajam como agiriam em uma crise. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está”, afirmou em Davos.

Greta diz que escreve seus próprios discursos, mas que consulta especialistas em clima e ouve a opinião de outras pessoas antes de apresentá-los publicamente.