Líderes mundiais se unem para acabar com poluição plástica global

07/04/2022

Chefes de Estado, ministros do meio ambiente e outros representantes de 175 nações endossaram uma resolução histórica na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, realizada em Nairóbi (Quénia), para acabar com a poluição plástica e forjar um acordo internacional juridicamente vinculativo até o final de 2024.

A resolução, que aborda todo o ciclo de vida do plástico, incluindo sua produção, design e descarte, estabelece um Comitê Intergovernamental de Negociação (INC) que começará seus trabalhos este ano. O objetivo é concluir um projeto de acordo juridicamente vinculativo até o final de 2024. Após a conclusão do trabalho do INC, o PNUMA convocará uma conferência diplomática para adotar seu resultado e abri-lo para assinaturas.

O trabalho deve apresentar diversas alternativas para abordar o ciclo de vida completo dos plásticos, o design de produtos, materiais reutilizáveis ​​e recicláveis, ​​e a necessidade de uma colaboração internacional para facilitar o acesso à tecnologia, permitindo que o plano revolucionário seja realizado.