Jovens de BH alertam população e poder público para crise climática

28/08/2019

Um grupo de três amigos trouxe, neste ano, para Belo Horizonte o movimento Fridays for Future, conhecido como uma greve estudantil que acontece todas as sextas-feiras, inspirada na ativista ambiental de 16 anos, Greta Thunberg.

Atualmente, o grupo formado por estudantes de ciências biológicas se encontra uma vez por mês, iniciando manifestações na Praça Sete de Setembro e na Praça da Liberdade, que ficam na Região Centro-Sul de BH.

“A importância principal é conscientizar as pessoas de que é urgente trazer a sensibilização de que o ‘apocalipse climático’ de 2050 está chegando. Alertar sobre como nosso mundo está à beira de algo irreversível. Vai ser difícil voltar atrás no aquecimento global”, comentou Eduardo Gutseit, um dos jovens que trouxe o movimento para a capital mineira.

Eduardo é ativista ambiental e cobra, não só do poder público, mas também de toda a sociedade, posicionamento em relação às políticas socioambientais e climáticas. Ele comentou ainda sobre as dificuldades de inserir o movimento no cotidiano de outros jovens mineiros.

“A gente não consegue chegar na quantidade de pessoas que a gente gostaria. Conscientizar os governantes e a população é uma tarefa difícil”, concluiu o ativista.

Já são mais de 20 cidades brasileiras participando do movimento. Os jovens carregam cartazes e conversam com as pessoas nas ruas, explicando a importância da luta contra a mudança do clima para que as futuras gerações não sofram com os efeitos desse processo.

G1