Jorge Espeschit fala sobre Sobrecarga da Terra no Ecologia e Cidadania

13/08/2018

Se todos os habitantes do mundo tivessem o mesmo estilo de vida que o da nossa média nacional, o estoque anual da Terra teria chegado ao fim em 19 de julho e terminaríamos o ano consumindo 1,8 planeta. Isso é o que nos alerta o Dia da Sobrecarga da Terra, uma campanha da organização internacional de pesquisa Global Footprint Network. 

O assunto foi pauta do Ecologia e Cidadania dessa semana que entrevistou o ambientalista e candidato a deputado estadual pelo PPS, Jorge Espeschit.

Segundo o entrevistado, o Dia da Sobrecarga da Terra representa o momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano.

Em outras palavras, “a humanidade está utilizando a natureza de forma 1,7 vez mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. Isso é como se usássemos 1,7 planeta Terra”, pontuou Espeschit.

A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra todos os anos usando o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas sobre a natureza, como a de alimentos, madeira e fibras (algodão); absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis; além de construções, estradas e demais infraestruturas.

Tudo isso leva a mudanças climáticas e secas mais severas, incêndios florestais e furacões. Essas ameaças podem gerar desespero e forçar muitas pessoas a migrarem para outras cidades ou países.

“Nós usamos os recursos futuros da Terra para operar no presente e nos aprofundar na dívida ecológica. É hora de acabar com esse esquema e alavancar nossa criatividade para criar um futuro próspero, livre de combustíveis fósseis e sem destruição planetária”, finaliza.

O entrevistado 

Natural de Belo Horizonte, 51 anos,  Jorge Espeschit tem larga experiência em Gestão Ambiental, tendo ocupado cargos como: Diretor do Parque das Mangabeiras, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Chefe de Gabinete da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU),  Diretor do Jardim Botânico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte, Diretor de Planejamento e Monitoramento da Fundação de Parques Municipais e Secretario de Administração Regional Municipal NORDESTE da Prefeitura de Belo Horizonte.

Hoje, é dirigente nacional e candidato a deputado estadual pelo PPS-Partido Popular Socialista.

Jorge Espeschit (à esquerda), sendo entrevistado por Ronaldo Vasconcellos, no programa Ecologia e Cidadania (13/agosto).