Inspirados em conchas, canadenses criam vidro mais forte

11/11/2021

A parte interna das conchas foi o ponto de partida para que cientistas canadenses criassem um vidro mais forte e resistente que o normal. Com uma resistência semelhante à do plástico, o vidro desenvolvido por pesquisadores da Universidade McGill pode ganhar diversas utilidades, como por exemplo as telas de novos smartphones.

Os pesquisadores explicam que o revestimento da madrepérola tem a resistência de um material rígido com a durabilidade de um material maleável. Ele é composto por pedaços rígidos de matéria de calcário cobertos por uma proteína que tem boa elasticidade. Essa estrutura garante uma resistência excepcional, que chega a ser 3 mil vezes maior do que a resistência isolada dos materiais que fazem parte da composição.

A equipe da Universidade McGill reproduziu a estrutura da parte interna das conchas, intercalando camadas de vidro e acrílico produzindo um material extremamente forte que pode ser produzido de forma simples e econômica. O próximo passo foi garantir que este material, originalmente opaco, fosse transparente.