Horta orgânica no Guarujá beneficia famílias de baixa renda

25/04/2022

Quem chega ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, no litoral de São Paulo, é surpreendido com as cores e a beleza das hortaliças e verduras da Horta Orgânica Solidária. Cultivados sem nenhum tipo de conservante ou agrotóxico, os alimentos vão direto para a mesa de centenas de famílias carentes.

Os beneficiários compõem o cadastro oficial de extrema vulnerabilidade em segurança alimentar da cidade. Tais pessoas são encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para o Fundo Social. Além de receber cestas básicas, elas levam também verduras e hortaliças orgânicas, de acordo com a colheita da horta.

Além de contribuir com a alimentação de famílias de baixa renda, a horta tem como objetivo incentivar a educação ambiental e a alimentação saudável.

Montada na sede do FSS, a horta conta com mais de 60 canteiros das mais variadas espécies. São cultivadas alface, beterraba, repolho, rúcula, acelga, espinafre, escarola, brócolis, almeirão, salsa, cebolinha e coentro.

No local, são aplicadas apenas técnicas naturais como a adubação orgânica oriunda de composteiras e minhocários. O tempo de colheita varia de acordo com cada espécie, cerca de 20 a 30 dias.