Horta comunitária em Sete Lagoas atende famílias há 40 anos

23/06/2022

Criado em 1982, o projeto de Hortas Comunitárias da Prefeitura de Sete Lagoas (MG) vai completar 40 anos de existência em dezembro de 2022. No total são sete hortas que ficam abaixo das linhas de transmissão de energia da cidade, onde são cultivados alimentos como alface, couve, cebolinha, beterraba, cenoura, tomate, jiló, abóbora, chuchu, repolho e gerando renda para centenas de famílias sete-lagoanas.

As hortas comunitárias garantem renda e ocupação para cerca de 320 famílias, com aproximadamente 2.500 beneficiários indiretos. Os produtos plantados e colhidos são vendidos diretamente pelos produtores, nas próprias hortas, em mercados da cidade, feiras e também por entrega a domicílio.

O produtor João dos Santos é aposentado, mas tem na horta comunitária uma atividade diária e um complemento de renda. “Isso para nós é um prazer, uma terapia, um conforto. Estamos juntos com o povo, conversando, faz parte da nossa vida. É melhor do que pegar um bico por dia. Trabalho à vontade, tudo tranquilo”, comemora.