Holanda enfrenta congestionamento de bicicletas

13/02/2019

Enquanto a grande maioria dos países enfrenta problemas diários com o congestionamento de veículos, a Holanda sofre com o excesso de bicicletas em circulação. Segundo estimativas, 84% da população do país utiliza bicicletas como meio de transporte, sendo que cerca de 34% dos deslocamentos de até 7,5 km são realizados por bikes. No Brasil o índice é de apenas 4%.

A grande quantidade de bicicletas em circulação dificulta a procura por um local para estacioná-las. Apesar de suportes para prender as bikes serem encontrados em frente a áreas movimentadas, como estações de trem, escolas e lojas eles se tornaram insuficientes.

A solução foi criar em algumas cidades estacionamentos subterrâneos. Em Utrecht funciona o maior estacionamento exclusivo para bicicletas no mundo com 12.500 vagas. Localizado na praça da estação central, possui três andares.

Em Amsterdam está em construção unidades para abrigar 38 mil bicicletas até o final do ano que vem. O primeiro dia de uso será gratuito, no segundo o valor será de 0,50 euros e a partir do terceiro a cobrança sobe para 2,50 euros.

 

Os projetos são custeados pelo Governo holandês, Prefeituras e Ministério do Transporte.