Governo prevê construção de novas usinas nucleares até 2050

30/09/2019

O governo prevê a construção de seis novas centrais nucleares no Brasil, além da usina de Angra 3, até 2050, afirmou o secretário de planejamento e desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. Segundo ele, os seis empreendimentos somam 6,6 mil megawatts (MW) de capacidade e demandarão investimentos de US$ 30 bilhões.

Barros, que participa de seminário sobre o futuro da energia elétrica, promovido pela Funcoge, no Rio, contou que as previsões para a expansão da energia nuclear fazem parte do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, cuja versão preliminar deverá ser divulgada em dezembro.

O secretário explicou que a previsão de expansão da geração de energia nuclear tem motivação além da área energética. “Ela [geração nuclear] ancora todo um desenvolvimento tecnológico, incluindo setores de agricultura e medicina”, disse. “É uma visão estratégica”.

Com relação à Angra 3, Barros reafirmou que a retomada das obras da usina está prevista para meados de 2020. O empreendimento continua previsto para iniciar a operação em janeiro de 2026.

Valor Econômico