Gaviões são utilizados para afastar garças do Aeroporto de Fernando de Noronha

22/09/2019

Três gaviões, pertencentes a uma empresa especializada do Recife, foram levados à ilha de Fernando de Noronha com o intuito de afastar as garças vaqueiras (Bubulcus ibis) da região do Aeroporto da arquipélago. Segundo um levantamento da gerência do aeródromo de Noronha, podem ser vistas cerca de 350 garças após o roço da vegetação que circunda a pista de pouso.

“O horário de roço é um atrativo, elas encontram alimentos [insetos que ficam expostos] com mais facilidade, por isso se concentram no aeroporto”, diz o gestor do aeroporto da ilha, Carlos Gouveia.

As garças representam um risco à aviação porque podem colidir com as aeronaves. Nos últimos cinco anos, há registro de incidentes. “Desde 2014, tivemos cerca de nove colisões, não foram incidentes graves, mas é preciso uma providência para evitar acidentes”, conta Gouveia.

Os gaviões não são usados para abater as garças vaqueiras, e sim para afugentar as aves menores. “Eles vão fazer investidas nas garças, podem capturar uma ou outra, mas existe um protetor nas garras para não ferir”, explica o falcoeiro Danilo Veras, que executa a operação.

Ainda de acordo com Veras, só a presença do gavião é suficiente para afugentar as garças. “Elas vão ver o gavião e perceber que esse é um local inseguro, por isso sairão dessa área”, afirma.

O especialista diz que, na primeira fase da operação, os gaviões são levados para a pista do aeroporto quando houver o roço da vegetação. Com isso, as garças devem associar o trabalho de roço com a presença dos gaviões.

Nos primeiros voos dos gaviões, as garças vaqueiras saíram no aeroporto. “Nós contratamos a equipe de falcoaria para iniciar o trabalho de segurança. A tendência é prorrogar ou fazer uma nota etapa, mas ainda não há definição”, declara Gouveia.

G1