Estudo revela que cães choram de alegria quando se juntam com seus donos

24/10/2022

Quem tem um bicho de estimação sabe que a conexão com esses animais amigos é muito forte, que parece ser inexplicável. Mas, alguns cientistas estudam pets e trazem dados científicos sobre esta relação. Em uma pesquisa inédita, o professor Takefumi Kikusui mostra que os cães choram “lágrimas de felicidade” quando se reencontram com seus donos, mesmo após um curto período de separação.

A inspiração para o estudo veio da cadela de Takefumi. Depois que ela teve filhotes, o professor notou que o rosto da cadela mudava quando ela amamentou os bebês – os olhos ficavam marejados. Já é conhecido o fato de que os cães têm canais lacrimais que ajudam a remover a sujeira de seus olhos, mas o processo nunca havia sido associado à emoção.

Para ver se as lágrimas apareciam nos olhos de cães em situações de felicidade, junto com o professor Kikusui, da Universidade de Azabu no Japão, foram realizados testes para medir o volume de lágrima basal dos cães antes e depois de se reunir com seus donos. Eles descobriram que o volume aumentou 10% quando os animais voltaram a se reunir com seu humano favorito, mas que isso não acontecia quando era uma pessoa que eles não conheciam bem.