Estudo revela as melhores cidades do mundo para pedestres

17/12/2020

Um estudo publicado recentemente revela quais são as melhores cidades do mundo para quem não quer usar o carro para encontrar serviços básicos como escolas e centros de saúde, além ter acesso a pé para outras facilidades.

Entre as cidades mais indicadas para pedestres estão Londres, Paris, Hong Kong e Bogotá. Mais de mil cidades foram avaliadas de acordo com o acesso que oferecem a quem precisa encontrar produtos e serviços sem depender de outros meios de transporte, a não ser os próprios pés. Segundo o relatório, as cidades americanas estão entre as menos adequadas aos pedestres, com a sua expansão urbana.

Pesquisadores do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) afirmam que tornar as cidades mais adequadas para que as pessoas andem por elas é fundamental para melhorar a saúde da população, ajudar a diminuir a poluição emitida por veículos e fortalecer as comunidades e economias locais. No entanto, segundo os pesquisadores, pouquíssimas cidades dão prioridade aos pedestres e a maioria das cidades é dominada por carros.