Estudo cria índice para avaliar adaptação de cidades às mudanças climáticas

22/07/2021

As cidades brasileiras estão prontas para se adaptar às mudanças climáticas? Motivados por essa pergunta, cientistas da USP criaram um índice, chamado de Índice de Adaptação Urbana (UAI na sigla em inglês), que mede o potencial de adaptação dos nossos centros urbanos aos impactos das mudanças do clima.

Desenvolvido pelos pesquisadores do projeto CiAdapta, que estuda as interações entre transições climáticas, cidades e processos decisórios, o UAI busca avaliar a presença ou ausência de estruturas legais e regulatórias de apoio a intervenções urbanas ligadas à adaptação climática.

Ao todo, são 26 indicadores associados a cinco conjuntos de políticas públicas municipais de apoio a intervenções urbanas: habitação, mobilidade urbana, agricultura sustentável, gestão ambiental e gestão de riscos climáticos.

Na elaboração do índice foram levados em conta dois aspectos: as projeções climáticas para o Brasil, que incluem aumento de temperatura, ondas de calor e frequência de secas e enchentes, e o sistema de governança do país, que entrega aos municípios a responsabilidade do planejamento de sustentabilidade urbana.

A partir de dados públicos do censo brasileiro, a pesquisa aplicou o índice e avaliou a atual capacidade adaptativa dos 645 municípios do Estado de São Paulo, uma amostra que representa 21% da população do país e que concentra 32,4% do PIB do Brasil.

Mais da metade dos municípios paulistas apresenta baixa capacidade de adaptação às mudanças climáticas, tendo baixas avaliações no Índice de Adaptação Urbana. No entanto, os municípios próximos ou em regiões metropolitanas, onde a maioria da população vive, têm as maiores pontuações, indicando um maior potencial de adaptação climática.