Estudo afirma que gelo da Antártica está derretendo mais rápido

16/01/2019

Um estudo publicado na revista norte-americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” afirma que o aquecimento global está provocando um degelo mais acelerado da Antártica, em uma velocidade seis vezes mais rápida que à registrada há 40 anos.

De acordo com os dados levantados, o derretimento do gelo antártico elevou o nível do mar em 1,4 centímetro entre 1979 e 2017. No ritmo do degelo atual, os pesquisadores acreditam que haverá uma maior elevação do nível do mar em todo o mundo previsto para os próximos anos.

A pesquisa analisou 18 regiões geográficas da Antártica, sendo a mais longa avaliação da história sobre as massas de gelo daquele continente. As informações foram obtidas por meio de fotos aéreas de alta resolução capturadas por aviões da Nasa e por satélites de diversas agências espaciais.

Os cientistas concluíram que entre os anos de 1979 e 1990 a Antártica perdeu, em média, 40 bilhões de toneladas de gelo por ano. Já entre os anos de 2009 e 2017, essa perda subiu para 252 bilhões de toneladas por ano.