Estudo afirma que aquecimento global afeta desenvolvimento da Amazônia

12/11/2018

Segundo estudo, Floresta Amazônica sofre com aquecimento global

Um estudo feito pela Universidade de Leeds (Inglaterra), em parceria com mais de 30 instituições de ensino de todo o mundo, descobriu que os efeitos das mudanças climáticas estão alterando a composição das espécies de árvores na Amazônia.

Segundo os pesquisadores, desde a década de 1980, os efeitos das mudanças ambientais globais – secas mais fortes, aumento da temperatura e níveis mais altos de dióxido de carbono na atmosfera – afetaram lentamente o crescimento e a mortalidade das espécies arbóreas da floresta tropical.

Em particular, o estudo descobriu que as espécies de árvores que preferem a umidade estão morrendo mais freqüentemente do que outras espécies e aquelas adequadas para climas mais secos não foram capazes de substituí-las.

De acordo com um dos pesquisadores, o Dr. Kyle Dexter, da Universidade de Edimburgo (Escócia), “o impacto das alterações climáticas nas comunidades florestais tem importantes consequências para a biodiversidade das florestas tropicais. As espécies mais vulneráveis ​​às secas estão duplamente em risco, pois são tipicamente as mais restritas para menos locais no coração da Amazônia, o que os torna mais propensos a serem extintos se esse processo continuar”.