Estação brasileira na Antártica deve ser reinaugurada em 2020

21/02/2019

A Marinha prevê inaugurar em março de 2020 a nova Estação Antártica Comandante Ferraz. A estação está fechada desde 2012 por causa de incêndio que a destruiu.

De acordo com a Marinha, a conclusão das obras civis e instalação de máquinas e mobiliário deve ficar pronta até o final de março. Após essa data, será iniciado um período de testes do complexo científico até março de 2020, para assim a estação ficar apta a receber militares e pesquisadores.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criado em 1982 para desenvolver pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, glaciologia e meteorologia.

A nova estação ficará no mesmo local da estrutura antiga, instalada em 1984 na Península Keller, na Ilha Rei George. A primeira base abrigou pesquisadores até fevereiro 2012. Um incêndio onde ficavam os geradores de energia do complexo destruiu quase toda a estrutura e provocou a morte de dois militares.

Apesar do incêndio, as pesquisas brasileiras não pararam. Na Ilha Rei George, os trabalhos foram desenvolvidos em uma estação provisória, montada ao lado da base consumida pelo fogo. Os “módulos emergenciais” são usados enquanto os pesquisadores aguardam o final da reconstrução.

Portal 30G1