Engenheiros da USP criam tecnologia de energia eólica inédita no Brasil

07/10/2021

Uma equipe de cientistas está desenvolvendo um protótipo de gerador de energia eólica inédito no Brasil, chamado Airborne Wind Energy, que é mais barato, mais poderoso e menos espaçoso dos que os modelos atuais.

O equipamento é composto de duas partes: uma unidade de solo e uma unidade de voo, que fica acoplada à vela. As duas são conectadas por um cabo, que vai sendo puxado pela vela à medida que ela é propelida pelo vento. Guiada pelos motores da unidade de voo, ela voa em trajetória de oito até levar o cabo ao seu limite. Em seguida, é puxada de volta e o ciclo se repete. Como a energia necessária pelo motor da unidade de solo para puxar o cabo é só uma fração da produzida, cada ciclo termina acumulando energia.

Seus principais diferenciais em relação às turbinas eólicas convencionais são que usa só uma fração dos materiais e consegue alcançar altitudes onde o vento é mais forte e consistente (enquanto a altura média de uma turbina eólica é de 120 metros, o kite alcança entre 600 e 800 metros).