Energias renováveis geraram 12,7 milhões de empregos no mundo

10/11/2022

O emprego global no setor de energias renováveis atingiu 12,7 milhões de postos de trabalho em 2021, um aumento de 700 mil novos empregos em um ano. O Brasil tem destaque especial no setor de biocombustíveis. Os dados constam no novo relatório da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apresentada durante o Fórum de Ação Global sobre Energia Limpa, realizado em Pittsburgh, nos Estados Unidos. A publicação intitulada em inglês Renewable Energy and Jobs: Annual Review 2022 identifica o tamanho do mercado nacional como um fator importante que influencia a criação de empregos no setor de energias renováveis, juntamente com mão de obra e outros custos. A energia solar é o setor que mais cresce. Em 2021, fornecerá 4,3 milhões de empregos, mais de um terço da atual força de trabalho global em energias renováveis.

Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas, a recuperação da COVID-19 e a interrupção das cadeias de suprimentos, os países estão cada vez mais interessados em localizar as cadeias de suprimentos e criar empregos no nível nacional.