Empresa lança novo sistema para interceptar plásticos nos rios

04/11/2019

O fundador e CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat, acaba de mostrar ao mundo sua mais nova invenção para acabar com os resíduos plásticos nas águas: The Interceptor. Para quem não lembra, ele é o jovem holandês inventor do dispositivo flutuante que está limpando a Grande Porção de Lixo do Pacífico. A ideia agora é impedir que tais detritos cheguem até os oceanos.

Como parte das pesquisas de mapeamento do lixo plástico, a The Ocean Cleanup apontou que os mil rios mais poluentes são responsáveis por cerca de 80% da poluição plástica do oceano. A ideia então foi pensar numa tecnologia que pudesse resolver o “problema” antes dele chegar ao oceano, o que deu origem ao The Interceptor.

Em desenvolvimento desde 2015, o equipamento é 100% movido a energia solar e possui baterias de íon-lítio integradas, ou seja, poderá operar com mais autonomia sem causar ruídos ou fumaça.

Projetado para aproveitar o fluxo natural do rio para capturar o plástico, o veículo é capaz de extrair 50 mil quilos de lixo por dia – chegando a 100 mil em condições otimizadas, segundo a organização sem fins lucrativos.

Ciclo Vivo