Embalagens plásticas aumentam desperdício de frutas e vegetais

28/04/2022

A natureza embala naturalmente as frutas e vegetais em cascas que protegem a polpa. E esta embalagem é maravilhosa: além de preservar o sabor, umidade e nutrientes, as cascas podem ser reaproveitadas de muitas maneiras e, quando não são reaproveitadas, se decompõe e podem se transformar em nutrientes para o solo, que vai produzir mais alimento. Mas, muitas frutas e vegetais ganham embalagens plásticas nas prateleiras de mercados.

Defensores desta prática argumentam que as embalagens artificiais ajudam a preservar as frutas e vegetais. Mas, depois de 18 meses de estudos, a ONG inglesa WRAP (sigla para Programa de Ação de Resíduos e Recursos) descobriu que embalagens plásticas e datas de validade em frutas e vegetais inteiros e frescos aumentam o desperdício de alimentos.

O estudo também descobriu que embrulhar os produtos em plástico não aumenta sua vida útil e a embalagem geralmente força os compradores a comprar mais do que o necessário, o que gera mais desperdício. A recomendação após o estudo, é que frutas e vegetais sejam vendidos sem embalagens plásticas e sem data de validade.