Ecologia e Observação de Aves é a prosa da semana na rádio Ponto Terra

24/04/2018

Dizem que saber viver é unir o útil ao agradável. É exatamente o que propõe a ECOAVIS – Ecologia e Observação de Aves, organização mineira que completa dez anos cumprindo sua missão de defender o meio ambiente e estimular o contato com a natureza e a sua conservação.

A prática da observação de aves é a principal estratégia para alcançar o objetivo. Afinal, ao levar a sociedade para espaços de contato estreito e convívio mais sensível com a natureza, o sentimento não pode ser outro: vamos conservar.

Esse foi um dos recados do diretor-presidente da Ecoavis, Adriano Peixoto, no Programa Ecologia e Cidadania, que vai ar na rádio web Ponto Terra, essa semana, às 9h, com reprise às 15 e 21h.

Na entrevista, Adriano comenta um pouco sobre a criação da Ecoavis, a partir do engajamento de um clube de observadores de aves no Parque das Mangabeiras, em 2008. “Para comemorar os dez anos, a organização vai promover uma expedição ao Caraça, nos dias 20 e 22 de julho, com observação de aves, caminhadas e boas conversas. Todos estão convidados”, ressalta o diretor.

A participação da entidade em fóruns consultivos e comitês pela luta ambiental mineira também foi destacada pelo entrevistador e presidente da Ponto Terra, Ronaldo Vasconcellos, que apontou a importância da proteção de parques no abastecimento de água em Belo Horizonte. Isto, com menção às graves implicações e impactos da mineração na atual luta pela não reativação da Mineração Geral do Brasil (MGB) no Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

“Não aceitamos nenhum vínculo ou apoio do setor corporativo da mineração”, salientou Vasconcellos, que ponderou, no entanto, a possibilidade de co-existir no Estado de Minas Gerais uma mineração realizada com responsabilidade e cumprimento às normas ambientais.

“O que não se justifica é a forma predatória e criminosa em que a mineração vem sido realizada no Estado.  A mineração é algo importante, mas todo o processo precisa ser dividido com a população, já que as coisas aqui são atropeladas e os resultados avassaladores”, comentou o presidente da Ecoavis.

Para saber mais, acesse:  www.ecoavis.org.br

Clube de membros e observadores de aves da ECOAVIS, com o seu diretor-presidente, Adriano Peixoto, ao centro (boné azul).