E se a água acabar?

14/02/2018

Falta d’ água –  o que parecia um pesadelo distante já dá sinais de alerta pelo Brasil. Mas, segundo os especialistas da área, a inteligência do homem e a tecnologia podem impedir que a falta de água se torne um problema constante.

A ideia foi defendida nessa segunda (26) pelos engenheiros Paulo Afonso Mata Machado e José Nelson Almeida Machado, que ofereceram uma palestra sobre o tema da produção de água potável pelo reuso de águas usadas no programa Segunda Sustentável, da Ponto Terra.

O presidente da ABES-MG, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rogério Siqueira, esteve presente e enfatizou a importância da troca de experiências entre o Brasil e outros países que discutem o tema; visão compartilhada com o diretor da ACMinas (Associação Comercial e Empresarial de Minas), Octavio Elísio de Brito.

“Foi preciso faltar água em São Paulo e em Minas para as pessoas se conscientizarem de que a água pode acabar. Quando o problema era só no nordeste, não ligavam”, comentou o diretor, que participou de discussões mundiais como o Fórum das Águas em Istambul, Turquia, em 2009, e na cidade francesa de Marseille, em 2012.

Em 2018, o Fórum da Águas acontece em Brasília, com o tema “Compartilhando Água”, entre 18 a 23 de março.

Saiba mais em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/topicos/forum-mundial-da-agua-2018/

“Quando uma criança perceber que a água não nasce da torneira, mas vem de um rio poluído, atitudes cotidianas como deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes, não serão mais aceitas” – Octavio Elísio de Brito, presidente da ACMinas.  

Público assiste palestra dos engenheiros Paulo Afonso Mata Machado e José Nelson Almeida Machado sobre Produção de Água Segura por Reuso de Água Usadas, na Segunda Sustentável do dia 26 de fevereiro.