Drones plantam 40 mil árvores por dia para combater desmatamento

26/07/2022

Sendo 25 vezes mais rápido e 80% do custo dos meios convencionais, drones estão ajudando a reflorestar 3 países: Austrália, África do sul e Nova Zelândia.

O primeiro passo é mapeamento e amostras de solo. O mapeamento desempenha um papel fundamental na análise de áreas de reflorestamento. Ele fornece o mapa básico necessário para analisar a saúde das plantas, identificar espécies de plantas específicas do local e criar um padrão de plantio ideal.

As sementes então são colocadas em “berços” que fornecem vários nutrientes suplementares, minerais e outras adições, todos os quais são necessários para o desenvolvimento de mudas, mas podem não estar disponíveis em abundância no solo no local de plantio.

Os drones então são carregados com a quantidade correta de sementes para a respectiva área de plantio. Em seguida, sob comando, os drones decolam de forma autônoma, voando o plano de voo pré-programado, executando o padrão de plantio predefinido antes do pouso. Essa automação resulta em um processo 25x mais rápido quando comparado aos métodos tradicionais de plantio manual.

No ritmo de 40.000 árvores todos os dias, a expectativa é de que até 2024 mais de 100 milhões de árvores serão plantadas.