Derretimento de gelo na Groenlândia bate recorde

30/09/2019

A preocupação com o aquecimento global não é à toa. E um novo recorde assusta pesquisadores do mundo inteiro: o derretimento de gelo do Ártico, especialmente na região da Groenlândia, onde tem a segunda maior camada de gelo do planeta, que atingiu níveis acima do esperado. As informações foram divulgadas pelo pesquisador do clima do Instituto Meteorológico Dinamarquês, Steffen Olsen, autor da foto que registra um grande lago sobre uma superfície de gelo.

O flagrante se deu quando Olsen teve de atravessar o gelo inundado para recuperar o equipamento de monitoramento oceânico instalado no local. O gelo marinho sob a água do lago ainda tem cerca de 1,2 metro de espessura.

Segundo informações divulgadas pelo site Mashable, as temperaturas aumentaram na Groenlândia, resultando no derretimento não apenas do gelo marinho, mas do gelo na superfície de quase metade da ilha. Com cerca de 2 bilhões de toneladas de gelo, este já é considerado o maior derretimento da história na região.

Outro especialista no assunto, Jeremy Mathis, um profundo conhecedor do Ártico e atual diretor do conselho da National Academies of Sciences, disse ao Mashable que está ficando sem adjetivos para descrever o escopo da mudança que estamos vendo. “Estou perdendo a capacidade de comunicar a magnitude [da mudança]“.

Casa Vogue