Curso de Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico é sucesso na Ponto Terra

16/11/2015

A ONG Ponto Terra realizou nos dias 13, 14 e 15 de novembro, o curso de GERENCIAMENTO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO.

Ministrado pelo professor Alexandre Delforge, doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo; Mestre em Tratamento da Informação Espacial – Geografia pela PUC MG e que, também, atua no licenciamento ambiental desde 2006 na área do patrimônio cultural como técnico do Iphan MG, o curso recebeu elogios dos participantes. Para a Dra. Inês Noronha, consultora ambiental, “o curso foi excelente e pôde reunir vários profissionais da área ambiental, sobretudo da arqueologia preventiva. Um final de semana com uma equipe multidisciplinar, conduzida e orientada pelo professor Alexandre Delforge foi uma oportunidade ímpar que eu sugiro e indico aos futuros interessados.”. A engenheira ambiental Amanda Vecci elogiou o conteúdo técnico apresentado e a estrutura da Ponto Terra. “Gostei muito, farei o possível para participar de outros”, disse.

Alunos

O curso buscou apresentar noções de arqueologia inseridas em uma visão sistêmica do processo de Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico (GPA) de modo que o aluno possa situar sua atuação no campo do GPA e propor estratégias de gestão com efeitos positivos sobre o processo.

Pozza
Ao final do curso, o professor Alexandre Delforge recebeu uma homenagem dos alunos, representados por Magdiel Pozza

A Ponto Terra é uma ONG ambientalista, fundada há 15 anos, que tem como missão promover ações de proteção e conservação do meio ambiente. É membro efetivo de 4 importantes conselhos: Comam/BH, COPAM-URC Rio das Velhas, Conama e Consultivo do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Primeiro dia