Criada tinta que pode ajudar a combater o aquecimento global

03/05/2021

Em outubro de 2020, pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram a tinta mais branca de todas com a intenção de usá-la para pintar edifícios e resfriá-los, ajudando a combater o aquecimento global.

A invenção foi aprimorada de lá para cá e os experts dizem que agora a tintura é também capaz de manter as superfícies mais frias do que a temperatura ambiente. A criação foi registrada em uma pesquisa, publicada no jornal acadêmico ACS Applied Materials & Interfaces.

De acordo com os autores, o revestimento para edifícios seria capaz de resfriar os prédios o suficiente para reduzir a necessidade de usar ar condicionado, o que poupa energia e é benéfico para o planeta. Além de enviar calor infravermelho para longe da superfície, a formulação nova da tinta ultrabranca reflete até 98,1% da luz solar. Para se ter uma ideia, a antiga composição, feita de carbonato de cálcio, refletia 95,5% dessa luminosidade. Já as tintas comerciais projetadas para rejeitar calor refletem apenas de 80% a 90% de luz.