COP 24 determina regras para Acordo de Paris

15/12/2018

Depois de 12 dias de uma série de reuniões e debates, terminou na sexta-feira (dia 14), em Katowice, na Polônia, a Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP24). Os representantes dos mais de 160 países participantes decidiram executar uma série de regras que permitem a implementação de políticas que limitem o aquecimento global, também conhecido como Acordo de Paris.

Com a adoção das regras a partir de 2020, as nações signatárias deverão trabalhar para reduzirem as emissões de gases de efeito estufa. O primeiro relatório está programado para ser apresentado até o final de 2024.

Entretanto, ambientalistas criticaram a falta de ambição para um acordo mais rígido e eficiente, consequência da oposição de países como Arábia Saudita, os Estados Unidos, a Rússia e o Kuwait.

A COP25 será realizada, entre os dias 11 e 22 de novembro de 2019, no Chile. A princípio a próxima edição aconteceria no Brasil, mas o presidente eleito Jair Bolsonaro, alegando falta de recursos financeiros, cancelou a organização do evento.