Centro de Educação Ambiental Ponto Terra: exemplo concreto de sustentabilidade do futuro

17/07/2018

O Programa Ecologia e Cidadania, veiculado na rádio web Ponto Terra, essa semana trata de arquitetura sustentável com Fernando Dutra, especialista em construções verdes e responsável pelo inovador projeto do Centro de  Referência em Educação Ambiental da Ponto Terra.

O local será construído no distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo e pretende conduzir o visitante a espaços interativos e cenários que permitirão um verdadeiro mergulho na história ecológica do Estado de Minas Gerais. Isto, num local muito privilegiado, cercado de montanhas, entre a capital mineira e Ouro Preto, a primeira cidade brasileira reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco (1980).

Segundo o arquiteto, a obra, em si, já será uma verdadeira ferramenta de educação, com  a aplicação de diferentes soluções ecológicas e como um belo exemplo contemporâneo de sustentabilidade nas edificações.

Além da perfeita integração com o entorno natural, o Centro será construído com materiais recicláveis e reciclados, contará com sistema de geração de energia limpa e renovável, além de áreas como jardins verticais e o telhado verde, que permitirão um tratamento térmico e visual diferenciado, com a captação de água de chuva e a redução de impactos.

Para o presidente da Organização Ponto Terra, Ronaldo Vasconcellos, “o Centro de Educação Ambiental será um marco de esperança para o estado de Minas Gerais, que pretende receber turistas, estudantes e pessoas de diferentes nacionalidades, idades, áreas e profissões, mas que compartilham a esperança de um futuro melhor para o Brasil a partir da educação ambiental cidadã”.

Para saber mais, escute o Programa Ecologia e Cidadania, que vai ao ar todos os dias, às 9h, com reprise às 15 e 21h.

Detalhe do telhado verde no projeto 3D do Centro de Referência em Educação Ambiental da Ponto Terra. D&A Dutra e Associados Arquitetura. 2018.

Fonte: Ascom Ponto Terra