Conheça a alternativa ecológica à cremação escolhida por Desmond Tutu

03/02/2022

Falecido recentemente, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu escolheu uma forma mais ecológica à cremação. Chamada de aquamação esse é um processo à base de água cujo nome científico é “hidrólise alcalina”, em que uma “combinação de fluxo de água suave, temperatura e alcalinidade são usados para acelerar a degradação de materiais orgânicos” quando um corpo é colocado para descansar no solo, de acordo com a Bio-Response Solutions, empresa norte-americana especializada no processo.

O site da empresa diz que o processo “usa 90% menos energia do que a cremação com chamas e não emite gases nocivos do efeito estufa”. De acordo com a Cremation Association of North America (CANA), uma organização internacional sem fins lucrativos, a hidrólise alcalina é também conhecida como cremação sem chama.

O corpo é colocado em uma máquina de hidrólise alcalina, composta por uma câmara hermética preenchida com uma solução à base de água e produtos químicos alcalinos. A seguir, a câmara é aquecida, liquidificando o corpo e deixando apenas ossos, de acordo com o site da CANA.

Assim que os ossos estiverem secos, eles podem ser pulverizados. “O processo resulta em aproximadamente 32% a mais de restos cremados do que a cremação à base de chama e pode exigir uma urna maior”, de acordo com a CANA.