Conheça 5 cidades que restringem a circulação de carros

18/11/2018

A cada dia são maiores as apreensões com a saúde da população e com as questões relacionadas ao meio ambiente. Preocupadas com esses tópicos, algumas cidades ao redor do mundo começaram a se planejar para um futuro mais consciente e sustentável. Dentre algumas atitudes tomadas, destaca-se a restrição da circulação de carros.

Conheça 5 cidades que estão fazendo o seu planejamento de mobilidade urbana privilegiando os pedestres e os ciclistas, em vez dos proprietários de automóveis particulares.

Oslo, Noruega

Capital da Noruega, Oslo pretende ser a primeira cidade sem carros do mundo. Um trabalho em conjunto desenvolvido pelo governo local juntamente com a população do município quer banir completamente a circulação de veículos particulares até o final de 2019.

Para que essa meta audaciosa seja alcançada, a prefeitura da cidade tem feito altos investimentos em transportes públicos, incluindo transportes especiais para pessoas com deficiências, e na construção de mais de 60 quilômetros de ciclovias.

Nova York, Estados Unidos

Cidade mais populosa dos Estados Unidos, Nova York sofre frequentemente com grandes congestionamentos. Apesar de possuir um dos melhores sistemas de metrô do planeta, mais de 2 milhões de veículos estão registrados no município.

Campanhas de conscientização, construção de 560 quilômetros de ciclovias, fechamento de áreas para o uso exclusivo de pedestres e inauguração de novas áreas verdes são apenas algumas das medidas implantadas na cidade.

Bogotá, Colômbia

Desde 2013, em Bogotá, capital da Colômbia, há uma lei municipal que proíbe a circulação de certos veículos durante as horas de maior tráfego em determinados dias. A escolha é rotativa e se deve aos números finais das placas dos automóveis, se são pares ou ímpares.

Além disso, desde 1974, um dia por semana, cerca de 74 quilômetros de ruas e avenidas são bloqueadas para o trânsito de carros particulares. Em Bogotá existem, ainda, mais de 320 quilômetros de ciclovias.

Hamburgo, Alemanha

Segunda maior cidade da Alemanha com uma população de cerca de 1,7 milhão de habitantes, Hamburgo planeja em 20 anos não ter mais carros particulares circulando em suas ruas.

Para atingir esse objetivo, o governo local trabalha, desde 2014, na ampliação de áreas verdes, na melhoria dos serviços de transporte público e na implantação de ciclovias que conectem todos os principais pontos da cidade. Chamado de Grunes Netz (Rede Verde, em português), o plano pretende que nenhum morador necessite utilizar o próprio veículo para se locomover por Hamburgo.

Copenhague, Dinamarca

Privilegiar o uso da bicicleta em vez do automóvel é um hábito há muito tempo estabelecido na sociedade dinamarquesa. Na capital, Copenhague, cerca de 600 mil pessoas, o equivalente à metade da população da cidade já se locomove utilizando as ciclovias que cortam o município.

Isso se deve a um planejamento feito pelo governo na década de 60 que criou áreas especiais para pedestres e zonas específicas livres de veículos.

Reconhecer que a restrição na circulação de carros é um bem para todos é um importante passo para a melhoria de nossa sociedade. Cabe ao poder público criar políticas de mobilidade urbana que incentivem o transporte alternativo e ao cidadão que cobre de seus governantes ações nesse sentido.