Conheça 4 dicas para economizar água em casa

06/09/2022

A Organização das Nações Unidas estima que cada pessoa precise de cerca de 110 litros de água por dia para as necessidades básicas de consumo e higiene. Mas, muitas pessoas não têm acesso a este recurso essencial à vida e, quem tem, nem sempre usa com sabedoria.

No Brasil, um país em que a desigualdade no acesso a água também é enorme, o consumo médio chega a 200 litros ao dia por pessoa, mostrando que em muitos lugares é possível poupar água, sem abrir mão da qualidade de vida.

Separamos 4 dicas de como é possível economizar este recurso tão precioso em diferentes situações e lugares da nossa vida doméstica:

  1. Tomar banho – O banho pode ser rápido. Em cinco minutos dá para limpar bem o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar, você fechar a torneira.
  2. Escovar os dentes – Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes. Calcula-se que em 5 minutos com a torneira não muito aberta, são gastos 12 litros de água.
  3. Limpar alimentos – Ao invés de usar água corrente, utilize uma vasilha.
  4. Lavar roupas – Junte bastante roupa suja e não ligue a máquina para lavar poucas peças. Quem lava roupa no tanque, deve deixar as roupas de molho e usar a mesma água para esfregar e ensaboar – água nova só para o enxague.