Conheça 4 cidades do mundo que estão se fechando para carros

29/11/2022

Quando a primeira onda de covid-19 impediu reuniões em ambientes fechados na maior parte dos países, muitas cidades responderam rapidamente imaginando novas formas de viver em ambientes públicos externos. Conheça quatro cidades que se destacaram por algumas das inovações mais rápidas e arrojadas em favor dos pedestres durante a pandemia.

Paris, França
Funciona da cidade o projeto “cidade de 15 minutos”: um novo conceito de planejamento urbano, que permite aos moradores realizar todas as suas tarefas diárias deslocando-se pela distância equivalente a 15 minutos de caminhada ou de bicicleta. Além disso, Paris também pretende plantar 170 mil árvores até 2026, para resfriar a cidade e torná-la mais agradável e confortável para os pedestres.

Bogotá, Colômbia
Com forte cultura ciclística foram estabelecidos mais 84 km de ciclovias em Bogotá, aumentando a rede já existente, de 550 km. A Ciclorruta, como é conhecida, já é uma das maiores redes de ciclovias do mundo.

 

Milão, Itália
Milão adotou um plano para alargar as calçadas e expandir as ciclovias ao longo de 35 km de ruas então dedicadas ao tráfego de automóveis. Estas mudanças transformaram a cidade, trazendo com elas restaurantes e mercados ao ar livre, além de jardins urbanos.

San Francisco, Estados Unidos
San Francisco reagiu rapidamente ao início da pandemia ao lançar o programa Slow Streets (“Ruas Lentas”), usando sinalização e barreiras para limitar o tráfego e a velocidade dos automóveis em 30 corredores, a fim de facilitar o trânsito de pedestres e ciclistas. Dados coletados pela cidade indicam que o programa trouxe redução de 50% do tráfego de veículos. Nos dias de semana, houve aumento de 17% do tráfego de pedestres e um salto de 65% no de ciclistas.