Conferência do clima é confirmada no Chile, após desistência do Brasil

13/03/2019

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Chile sediará, entre os dias 2 e 13 de dezembro, em Santiago, a 25ª edição da Conferência Mundial do Clima (COP 25), após a desistência do Brasil, que previamente era o país que sediaria o evento.

De acordo com o Itamaraty, restrições orçamentárias e transição de governo causaram a desistência brasileira de sediar a COP 25.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e como as nações podem trabalhar para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa. Segundo relatório da ONU divulgado durante a COP 24 em 2018, para alcançar os objetivos do Acordo de Paris até 2030, os países do G20 devem triplicar seus esforços no controle das emissões de gases do efeito estufa.

Ainda de acordo com o documento, apesar de os países não estarem no caminho para cumprir as promessas climáticas, ainda é possível alcançar a meta para limitar o aumento de temperatura a 2° C ou 1,5 ° C. Para isso, precisam implementar políticas adicionais para reduzir ainda mais suas emissões de gases de efeito estufa.