Como fazer o descarte de pilhas e baterias?

16/11/2018

Você por acaso já reparou na quantidade de pilhas e baterias que nós utilizamos em nosso dia-a-dia? Essas fontes de energia elétrica portátil estão presentes nos celulares, nos controles remotos, em alguns eletrodomésticos e até em aparelhos auditivos.

Mas como possuem em sua composição produtos químicos tanto as pilhas quanto as baterias necessitam de atenção para um descarte ambientalmente correto.

Primeiramente, vamos aprender sobre as características das principais pilhas e baterias à venda no comércio?

Pilhas

Pilha Leclanché

É o modelo mais comum das baterias e pilhas descartáveis. O problema é que quando vazam liberam mercúrio, chumbo e cádmio, que podem representar sérios riscos ao meio ambiente.

Pilha alcalina

Esse tipo de pilha vaza menos e não possui mercúrio, chumbo e cádmio. Entretanto não estão livres de serem poluentes e devem ser destinadas para a reciclagem.

Pilha de lítio

As pilhas de lítio são perigosas, já que podem provocar chamas. Não devem ser jogadas em lixo comum, principalmente em locais úmidos, uma vez que a umidade é a principal desencadeadora de chamas.

Baterias

Bateria de chumbo

O problema que envolve essas baterias é que o método de recuperação mais usado pelas empresas é o pirometalúrgico, em vez do eletroidrometalúrgico, o que acaba contaminando a atmosfera com óxidos de enxofre e com chumbo particulado.

Bateria níquel/cádmio

Assim como as pilhas leclanché, as baterias níquel/cádmio contêm cádmio, um contaminante ambiental significativo.

Baterias hidreto metálico/óxido de níquel

Devido ao problema ambiental (cádmio) gerado nas baterias níquel/cádmio, surgiram as baterias hidreto metálico/óxido de níquel. Por não possuírem cádmio elas possuem impacto ambiental menor, mas ainda assim devem ser destinadas para a reciclagem.

Bateria de íons-lítio

As baterias de íons de lítio representam menores riscos ambientais do que as de cádmio, mas também devem ser destinadas à reciclagem.

A pilha “falsa”

Esse tipo engloba as chamadas pilhas piratas (recarregáveis ou não), que não possuem os certificados necessários para a produção correta dos itens. São mais baratas, mas podem trazer sérios transtornos, como menor capacidade de armazenar energia; ocorrência de vazamentos frequentes; menor vida útil e risco à saúde por haver maior possibilidade de exposição aos metais pesados.

Como descartar?

Para fazer o descarte correto de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazená-las sem misturá-las com outros tipos de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos. Depois, leve-as para postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.