Como descartar óleo de cozinha corretamente

16/11/2018

Uma coisa que todas as pessoas que têm o hábito de cozinhar devem, ou pelo menos, deveriam saber é que não se deve jogar o óleo de cozinha usado no ralo da pia. Além, impactar negativamente o encanamento da residência, esse produto é altamente poluente.

Quando o óleo é jogado na pia da cozinha parte dele fica retido na caixa de gordura, um encanamento das residências que armazena gordura proveniente das pias. O excesso no descarte incorreto provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa.

Já a outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. Neste ponto o líquido pode percorrer outros dois caminhos distintos.

O primeiro é via uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), quando o óleo misturado com água e outros resíduos passa por uma rede coletora – nesta passagem é que o óleo obstrui o fluxo de esgoto que iria para a ETE. O descarte errado pode causar o refluxo do esgoto para outras residências.

O outro caminho será via um rio ou mesmo o mar. Quando o esgoto sem tratamento chega a um rio, o óleo de cozinha misturado ao esgoto irá poluir esse corpo hídrico, porém isso depende da carga de esgoto que o rio suporta.

Então, como descartar corretamente o óleo de cozinha?

Após utilizar o óleo de fritura armazene-o em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do líquido na garrafa. À medida que for cozinhando, vá armazenando o oléo desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos.

Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta.

A quantidade armazenada de óleo irá variar de acordo com o local em que você for realizar o descarte. Por isso, procure saber o local em que você irá descartar, para então obter a informação de quantos litros são necessários para realizar a entrega.