Cemitério em Minas Gerais transforma cinzas humanas em árvores

26/10/2020

O plantio de uma árvore com as cinzas de uma pessoa que faleceu como forma de homenageá-la é um serviço que começou a ser oferecido em Minas Gerais neste ano pelo BioParque, com sede em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o CEO da BiosBrasil Hugo Tanure, a ideia da empresa é oferecer uma alternativa de ressignificação do luto. “É um cemitério do futuro, que abarca a questão da ressignificação do luto e as preocupações ambientais, além de ser uma oportunidade de preservar memórias e valorizar lembranças”, destaca.

O BioParque não disponibiliza serviços funerários e recebe das famílias as cinzas da pessoa que elas desejam homenagear. De acordo com Tanure, os parentes escolhem uma entre as sete sementes de árvores disponíveis, cada uma com um significado, e, a partir desse momento, é planejada uma cerimônia, na qual se planta a semente em uma urna biodegradável.

As cinzas atuam como uma espécie de adubo, já que o material é rico em minerais importantes para o crescimento da árvore. O empresário explica que o processo de germinação da muda dura, no mínimo, 16 meses. Só depois desse tempo é que a muda mais resistente é levada para plantio no parque, em Nova Lima.