Ceará analisa gerar energia a partir das ondas

23/08/2021

O governo do Ceará e uma empresa sueca firmaram Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação de uma usina de geração de energia limpa a partir da força das ondas do mar. Com capacidade instalada de até 9MW, a usina funcionará nas dependências do terminal portuário do Pecém.

Segundo o governo estadual, as ações a serem executadas em conexão com o MoU servirão como fase preparatória para a implementação do projeto. Durante essa primeira fase, o objetivo das partes será concluir uma análise de pré-viabilidade do projeto na área do Complexo do Pecém, assim como finalizar o desenvolvimento preliminar da proposta do projeto. Além disso, este MoU e seus derivados servirão de preparação para o Contrato de Concessão, após os resultados da análise.

De acordo com um estudo realizado pela UFRJ, o Brasil tem um potencial de energia das ondas estimado em 91,8 GW, considerando os 7.491 km da costa brasileira. O estudo aponta que a conversão de apenas um quinto desse potencial seria suficiente para abastecer cerca de 35% da demanda de eletricidade do país.