Casal de baleias retorna para costa da Irlanda 20 anos após ter sido monitorado

30/09/2019

As duas baleias jubarte, conhecidas como baleia-corcunda ou baleia cantora, foram vistas no litoral de Kerry, no sudoeste da Irlanda. Os mamíferos marinhos têm cerca de quinze metros de comprimento.

A descoberta foi feita durante uma expedição de Simon Berrow e Frances Bermingham, que estavam na região apenas para registrar o canto das baleias no litoral irlandês. Mas eles se depararam com um grupo de quatro baleias-corcundas de uma vez, entre elas duas que já eram “conhecidas” dos especialistas.

Segundo o Irish Whale and Dolphins Group (Grupo Irlandês de Baleias e Golfinhos), uma organização irlandesa de conservação e sensibilização dos cetáceos, trata-se dos dois primeiros animais que entraram no registro do grupo de observação, em 1999.

Os representantes da entidade exprimiram sua surpresa ao reverem os mamíferos juntos, tanto tempo após o início do experimento.

“É surpreendente rever duas baleias vivas 20 anos depois. O oceano é cada vez mais cheio de barcos, redes de pesca e poluição, que representam um verdadeiro risco para a longevidade desses animais. É um milagre que elas ainda estejam vivas”, declarou um dos pesquisadores que identificou os cetáceos.

Ele lembrou que a costa da Irlanda é mais calma e ainda há muito alimento, o que pode explicar o retorno dos animais na região.

A Irlanda é um ponto de passagem desse tipo de animal durante a migração entre a África e a Escandinávia. Mesmo se outras baleias monitoradas já foram identificadas na mesma zona, essa é a primeira vez que, após tanto tempo, um casal “volta para casa”.

RFI