Campanhas coletam 12,8 toneladas de resíduos eletrônicos em 2020

18/02/2021

A Green Eletron, gestora sem fins econômicos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, divulgou o seu balanço anual: até dezembro de 2020, foram coletadas 12,8 toneladas de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e acessórios recolhidos apenas em eventos organizados durante o ano. Soma-se a este montante os resíduos descartados regularmente em mais de 414 Pontos de Entrega Voluntária fixos, instalados em diversas cidades do país.

Segundo Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, 2020 foi um ano crucial para a gestão desse tipo de resíduo no Brasil. “Participamos, no final de 2019, da assinatura de um documento federal que estabelece metas de coleta e reciclagem de eletroeletrônicos e que entra em vigência no primeiro dia de 2021”, ele explica, se referindo ao Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e seus Acessórios, assinado pelo Ministério do Ambiente, em outubro do ano passado.

Ademir explica ainda que a participação da população é imprescindível para o atingimento das metas, uma vez que os produtos estão na casa dos consumidores. “2020 foi o momento de mobilizar empresas e pessoas, os preparando para o novo cenário ambiental que o Acordo determina. Nossa intenção com essas campanhas era exatamente essa”.