Banco instala maiores usinas solares urbanas de São Paulo

19/05/2022

O banco Santander Brasil finalizou a instalação de duas usinas solares, que têm como objetivo abastecer suas unidades administrativas na zona sul da capital paulista. As usinas contam com 3 mil metros quadrados de placas fotovoltaicas instaladas nas lajes dos prédios.

Segundo o Sistema de Informações de Geração (Siga), da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, ambas as usinas configuram as maiores operações em capacidade de produção em áreas urbanas do Estado de São Paulo. Em momentos de pico de produção, as instalações podem gerar mais de 1 milhão de kilowatts, o equivalente ao consumo de 722 residências. O processo de instalação durou cinco meses.

A produção anual média é de 1.500 megawatt/hora, ou 15,5% do consumo anual de energia de todo o Banco. Os demais 84,5% provêm de fontes de energia renovável adquiridas no mercado livre, como PCHs (pequenas centrais hidrelétricas com potência inferior ou igual a 30 mil kW), eólicas ou de aterros sanitários. Com isso, o Santander alcança 100% de seus prédios administrativos com energia renovável.