Bahia terá centro para reabilitação de tartarugas marinhas

14/06/2022

A próxima temporada reprodutiva das tartarugas marinhas no Sul da Bahia, que ocorre anualmente entre setembro e abril, será diferente. Isso porque um novo Centro de Reabilitação de Quelônios está sendo construído no Terminal Marítimo de Belmonte e será o único na região autorizado a reabilitar esses animais para que possam ser reinseridos no meio ambiente.

O Centro, que será construído e mantido pela Veracel Celulose, também fará pesquisas para diagnosticar as causas de mortes das tartarugas e gerar indicadores que contribuirão com novas ações de educação ambiental e de proteção das espécies no Sul da Bahia. Por temporada, são registradas uma média de 50 a 70 mortes de tartarugas que passarão a ser necropsiadas e investigadas, a depender do estado de decomposição.

“O Centro terá capacidade para reabilitar quatro animais ao mesmo tempo, muitos inclusive de espécies ameaçadas de extinção”, destaca Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel. “Além disso, entender a causa da morte das espécies na nossa região nos permitirá realizar análises mais profundas sobre o que vem acontecendo com as tartarugas e nos possibilitará contribuir efetivamente com a ciência nos estudos sobre preservação das espécies”, acrescenta Tarciso.