Ativista indígena brasileira participa da Cúpula do Clima da ONU

22/09/2019

Uma das participantes mais entusiasmadas da Cúpula da Juventude pelo Clima – o evento que abriu a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada de 21 a 23 de setembro – foi a brasileira Artemisa Barbosa Ribeiro, também conhecida como Artemisa Xakriabá.

“Meu entusiasmo é pelo que vim fazer aqui, que é lutar pela existência não só do meu povo, mas de todo mundo. Nova York é uma cidade bonita, que há até pouco tempo eu nem sabia que existia. O importante é estarmos aqui para unir forças. Nossas vozes têm de ser ouvidas”, diz a ativista de 19 anos.

O Brasil não foi selecionado para fazer pronunciamento durante a cúpula. A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, somente foram escolhidos países com propostas mais ambiciosas e avanços na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Para Artemisa, a exclusão do Brasil é mais uma prova de que o país, mais do que nunca, está aquém no que diz respeito ao meio ambiente.

“Afinal, de um modo geral, o Brasil sempre foi uma referência nas políticas ambientais, apesar nós, povos indígenas, termos nossas reflexões sobre essas políticas”, lembra Artemisa.

Vida na aldeia

Os primeiros 16 anos da jovem foram passados dentro da sua aldeia de 12 mil indígenas, no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais. Três anos depois, como líder da juventude indígena brasileira, Artemisa agora é um dos destaques dos eventos da ONU focados no clima, principalmente por representar o Brasil, país que foi alvo de críticas recentes da comunidade internacional devido às queimadas na Amazônia.

Antes de participar dos eventos na sede da ONU, em Nova York, Artemisa esteve em Washington para promover junto a membros do Congresso americano a proteção do meio ambiente e lutar pela sobrevivência da sua comunidade. Ela fez parte de um grupo de jovens ativistas de diversos países que se reuniu na capital americana com vários senadores e a líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

A jovem ficou satisfeita com o modo que foi acolhida pelos políticos, que prometeram pressionar tanto empresas multinacionais quanto o governo brasileiro para que sejam tomadas iniciativas concretas a fim de proteger o meio ambiente.

“Eu fiquei muito feliz, quase chorei, mas fico até com vergonha de chorar no meio de todo mundo, mas é uma emoção muito grande de estar recebendo esse apoio internacional, já que o nosso apoio lá dentro [no Brasil] não tem”, diz a jovem.

Artemisa conta que os membros do Congresso americano mostraram bem mais interesse na proteção ambiental do Brasil do que os próprios políticos de seu país. Segundo ela, o senador democrata Sheldon Whitehouse, do estado de Rhode Island, mostrou especial interesse em ajudar com a sua causa.

“Ele disse que faria pressão para que as empresas ficassem de olhos bem abertos [quanto ao seu impacto ambiental]”, conta a ativista.

RFI