Ativismo pela Defesa dos Animais é destaque no Ecologia e Cidadania

31/07/2018

Atualmente, a lei de crimes ambientais é a única que trata da punição para quem fere animais, domésticos ou não. Ela prevê detenção de três meses a um ano, além de multa. Quando o animal morre, a pena pode aumentarem até um terço. Abusos e maus tratos contra animais precisam ser denunciados à polícia, que tem o dever de investigar cada caso.

Mas para quem defende os direitos dos animais, ainda é preciso avançar muito. Mais do que punir os agressores, é necessário criar uma cultura de respeito aos animais.

Franklin Oliveira é um dos ativistas mais conhecidos de Belo Horizonte, e foi o entrevistado da semana do Ecologia e Cidadania.

Militante há 37 anos em defesa dos direitos da fauna, Franklin também presidiu a sociedade protetora dos animais e foi técnico em ações de fauna e assessor na Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Prefeitura de Belo Horizonte.

“Comecei aos doze anos esse trabalho de resgatar, cuidar e proteger animais. Hoje muita coisa já avançou, mas ainda assistimos cenas cotidianas de desrespeito e maus tratos. Isso precisa acabar”, sinaliza Franklin, que é pré-candidato a deputado estadual pelo Patriotas.

O impulso à candidatura veio dos amigos e de muitas pessoas que acompanham o trabalho do ativista e percebem a necessidade de avançar em termos da criação e adequação das leis, mas principalmente da implementação das leis existentes.

“O grande desafio é a fiscalização e fazer com que as leis de proteção animal sejam cumpridas”, conclui o defensor da causa animal.

A entrevista com Franklin Oliveira vai ao ar no Ecologia e Cidadania dessa semana às 9h, com reprise às 15 e às 21h, na rádio web Ponto Terra. A rádio pode ser acessada pelo portal radios.com ou pelo celular, baixando o app da rádio.

Para saber mais sobre o tema, pode-se procurar a Diretoria de Proteção à Fauna do Estado de Minas Gerias, pelo telefone (31) 3915 1340.

Para doações, adoção de animais ou para ajudar no trabalho do Franklin, acesse:

http://franklineumassis.blogspot.com/

Franklin Oliveira, à esquerda, sendo entrevistado por Ronaldo Vasconcellos, à direita, no Programa Ecologia e Cidadania dessa semana.