Árvores podem reduzir temperaturas de cidades em até 12 °C

27/01/2022

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência Atmosférica e Climática, ETH Zurique, encontrou evidências de algo que parece bastante óbvio para todos: árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades. Apesar dessa afirmação parecer ser um consenso geral, os cientistas quiseram verificar efetivamente qual seria a redução de temperatura em cidades e quais fatores podem influenciar nessa redução.

Cidades são normalmente mais quentes do que as áreas circundantes devido às enormes extensões de asfalto e cimento que absorvem o calor. O efeito chamado ilha de calor influencia na temperatura e pode até mesmo ser um fator de morte de pessoas que vivem em regiões que enfrentam ondas de calor extremo.

Os pesquisadores analisaram as temperaturas da superfície terrestre e dados de cobertura do solo de 293 cidades europeias para inferir o potencial das árvores urbanas para reduzir as ilhas de calor. Os resultados foram publicados recentemente na revista Nature Communications, e revelam que grupos de árvores podem reduzir as temperaturas da superfície terrestre em cidades em até 12 °C.