Aquecimento global afetará saúde das novas gerações, afirma relatório

01/12/2019

Um relatório publicado na revista científica The Lancet alerta para os riscos sanitários relacionados ao aquecimento global e às emissões de gás carbônico.

O documento “Contagem Regressiva sobre a saúde e as mudanças climáticas” é publicado anualmente na revista. Ele é realizado em parceria com 35 instituições, entre elas a OMS (Organização Mundial da Saúde) e, neste ano, foca nas consequências das mudanças climáticas para a saúde das crianças.

Em uma entrevista concedida ao jornal Le Monde, um dos autores do relatório, Nick Watts, afirma que uma criança nascida em 2019 viverá em um mundo com uma temperatura média de quatro graus a mais em relação a hoje. “Isso representa uma ameaça para sua saúde em todas as etapas de sua vida”, afirma.

As crianças, reitera, ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico, e seus organismos são particularmente vulneráveis às doenças e aos agentes poluidores, diz o representante do Instituto para a Saúde Mundial da Universidade de Londres. A exposição de meninas e meninos à poluição atmosférica afeta os pulmões, piora a asma e aumenta o risco de crises cardíacas e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

RFI