Aprenda a fazer compostagem doméstica em 5 passos

16/11/2018

Algumas pessoas se interessam tanto pelas questões ambientais que resolvem inclusive a fazerem compostagem doméstica. Porém, elas têm certas dúvidas de como devem proceder.

Para aprender a fazer compostagem é preciso entender que ela não é uma prática baseada somente em levar os resíduos orgânicos à composteira. Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer compostagem doméstica em 5 passos. Acompanhe!

Passo 1: Escolha do local adequado

O primeiro passo é a localização. A composteira deve ficar em um local arejado, e que não fique exposto ao sol, à chuva e ao vento.

Passo 2: Monte a “cama” das minhocas

Forre o fundo das duas caixas digestoras com terra misturada com serragem. Coloque as minhocas e deixe as caixas descansando por, aproximadamente, duas semanas antes de iniciar a colocação dos restos de alimentos.

Passo 3: Alimente as minhocas

Alimente as minhocas com pequenos pedaços de folhas secas, borra de café, casca de banana, mandioca, entre outros vegetais não cítricos e apimentados. Não é necessário que estejam frescos.

Passo 4: Introdução dos resíduos

Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira, e não espalhados pela caixa. Depois cubra-os completamente com serragem fina, que podem ser grama, folhas ou palha.

Passo 5: Produto final

Para coletar o composto coloque a caixa cheia da composteira ao sol, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do composto pronto, que pode ser usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas, podendo recuperar solos degradados. Retire, no máximo, três dedos de terra para que as minhocas possam fazer o processo novamente.