Aprenda a descartar corretamente medicamentos sem validade

16/11/2018

Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes é normal que o Brasil seja um dos países que mais consome medicamentos em todo o mundo. Entretanto, as pessoas não são orientadas corretamente como devem proceder no descarte de medicamentos vencidos.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os remédios com data de validade ultrapassada devem ser levados para farmácias e drogarias, que por sua vez encaminhados para o destino final sem risco de contaminação. Quando esse processo não é respeitado pode-se causar riscos à água, ao solo, aos animais e à saúde pública.

O risco ambiental está presente devido aos micropoluentes. Dessa forma, ao descartar medicamentos vencidos de forma incorreta, seja no lixo ou vaso sanitário, os consumidores contribuem com uma quantidade pequena, mas que quando acumulada causa grandes consequências.

Outro problema se dá no âmbito da saúde pública. O armazenamento de medicamentos em casa aumenta o risco de intoxicação pelo uso indevido. Aproximadamente 28% dos casos de intoxicações no Brasil são causados por medicamentos.

Agora você já sabe que deve levar os remédios sem validade aos postos de coleta para um descarte ambientalmente correto.