América Latina perde US$ 1,7 bilhão por ano com descarte de eletrônicos

18/04/2022

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), revela que apenas 3% do lixo eletrônico da América Latina é descartado da forma correta e tratado de uma maneira que respeita o meio ambiente.

Segundo a agência da ONU, não há monitoramento dos demais 97%, sendo que muitos materiais contêm ouro e outros metais preciosos e poderiam ser recuperados, com valor equivalente a 1,7 bilhão de dólares por ano.

A Unido ainda explica que as pessoas que reciclam lixo de modo informal muitas vezes acabam fazendo uma seleção e pegando alguns elementos valiosos destes eletrônicos, mas a maior parte é descartada de forma inapropriada.

O estudo “Monitor Regional de E-Waste para América Latina” é o primeiro do tipo feito pelas Nações Unidas, avaliando a situação em 13 países da região, incluindo Argentina, Chile, Peru e Venezuela.

O documento aponta que resíduos e materiais eletrônicos estão entre os tipos de lixo que crescem de forma mais rápida no mundo, ameaçando o desenvolvimento sustentável. De acordo com o relatório, o lixo eletrônico nos países avaliados cresceu 49% entre 2010 e 2019.