Amazônia já emite mais CO2 do que é capaz de absorver

16/08/2021

A Amazônia hospeda a maior floresta tropical da Terra e nas últimas décadas atuou como uma importante sequestradora de gás carbônico. Porém, esse cenário vem mudando drasticamente com o aumento das queimadas, desmatamento e do impacto das mudanças climáticas. Um estudo revelou que a Floresta Amazônica agora está emitindo mais dióxido de carbono do que é capaz de absorver.

A pesquisa sobrevoou a floresta com pequenos aviões em quatro locais na Amazônia brasileira de 2010 a 2018 para medir os níveis de emissões de carbono na atmosfera. Os estudos anteriores que já indicavam que a região estava se tornando uma fonte de CO2 foram baseados em dados de satélites, porém esses podem sofrer com as obstruções de nuvens. Com os pequenos aviões, foi possível obter dados mais precisos a uma altura de até 4.500 metros.

Os dados revelaram que incêndios produziram cerca de 1,5 bilhão de toneladas de CO2 ao ano, com o crescimento da floresta removendo 0,5 bilhão de toneladas. Para se ter uma ideia, o 1 bilhão de toneladas restante na atmosfera é equivalente às emissões anuais do Japão, o quinto maior poluidor do mundo.

A maioria das emissões são causadas por incêndios intencionais com o objetivo de limpar terras para a produção de carne e soja. Porém, a pesquisa mostra que, mesmo sem incêndios, temperaturas mais altas e secas significam que o sudeste da Amazônia se tornou uma fonte de CO2, em vez de um sumidouro.