Águas do Futuro aponta soluções inteligentes para a crise hídrica no Brasil

20/03/2018

O engenheiro Luiz Alberto Diniz, da empresa Águas do Futuro, foi o convidado do programa Ecologia e Cidadania que vai ao ar nessa semana na Rádio Web Ponto Terra.

Na entrevista, o engenheiro defende a necessidade de um diagnóstico correto dos problemas relacionados à falta de água no Brasil. Segundo Diniz, o rebaixamento dos aquíferos é um problema grave que muitas vezes não é diagnosticado devidamente, buscando-se soluções técnicas inadequadas para o problema.

As cidades estão comprometendo, gradualmente, a infiltração natural das águas de chuva que alimentam os lençóis. “Fala-se muito em recuperar nascentes, mas sem um plano de recuperação dos poços profundos”. Isso equivale, na visão do especialista, “a querer consertar a torneira, mas mantendo a caixa d’água entupida e com pouca água”.

No Brasil, o aproveitamento de águas de chuvas tem sido realizado de forma incipiente, utilizando-se normalmente apenas as águas precipitadas sobre os telhados, com aplicações de baixo consumo, como lavagem de veículos e jardins. No entanto, o engenheiro destaca que como as tecnologias disponíveis para captação de águas pluviais são relativamente simples e acessíveis, essa água – não potável –  poderia ter diversos usos como limpeza geral, lavação de roupas, nas instalações sanitárias etc.

“Temos uma fartura de água que está indo embora”, já que o aproveitamento das águas de chuva, tanto para uso industrial como para o uso doméstico, é algo irrisório no Brasil, aponta Diniz.

Confira a entrevista completa no programa Ecologia e Cidadania que vai ao ar na rádio web Ponto Terra às 9 horas, com reprise às 15 e 21h,

Para sugestões de músicas, baixe o app da rádio e concorra a prêmios!